Prateleiras
Nossa aventura foi em 19/07/2000. O dia estava frio, mas radiante. Mesmo lá embaixo, em Itatiaia, soprava um vento gelado. Pegamos o "caminho da roça", dispostos a uma bela aventura. Em meio à "subidinha" entre o Registro e o parque notamos o que nos esperava. Eram 9:30 horas e um paredão por onde deveria escorrer um fio de água estava totalmente congelado...
O local do almoço
Fomos em frente, chegamos ao Planalto e começamos nossa caminhada. A trilha que leva às Prateleiras é muito leve e gostosa. É uma trilha que se faz, devagar e apreciando a vista do maciço das Agulhas Negras, em 1 hora e meia.
Chegamos à base e iniciamos a escalada. Ao contrário das Agulhas, em que a subida é feita quase toda caminhando, as prateleiras são vencidas escalando pedra por pedra. São pedras enormes, com abismos entre elas. É menos cansativo mas mais difícil que as Agulhas. Quando o vento parava, o sol escaldante queimava e nos obrigava a tirar os casacos. Quando o vento soprava, e principalmente na sombra, o frio era intenso. Tão intenso que a mão congelava e não conseguíamos agarrar as pedras! Fomos subindo devagar e com dificuldade até chegarmos a uns 20 metros do topo. Nesse ponto o vento começou a soprar tão forte, que mal nos mantínhamos sentados. Em pé, então, nem pensar!!! Nesse ponto o frio era tão intenso (a sensasão térmica com vento chegava a menos de zero grau) e o vento tão forte (segundo nosso guia a velocidade era de uns 70 km/h) que desistimos dessa investida. Paramos em um lugar abrigado para almoçar e depois descemos.
A descida
A "conquista" das prateleiras ficará para outra viagem, mas mesmo não tendo chegado lá em cima a vista fabulosa que se tem dali, vendo várias cidades do Vale do Paraiba, e a diversão que é caminhar por lugares tão belos, valeu a tentativa.
Ao retornar, lá pelas 16 horas, ainda havia gelo pelo planalto que não chegou a derreter...
As prateleiras vistas das Agulhas Negras
P.S. 1: No dia 16/07/2002 retornamos às Prateleiras e o Alan enfim as conquistou. Ele é o de casaco preto, ao lado do "maluco" (com todo o carinho, Ralph) de camiseta branca.
P.S. 2: No dia 02/05/03, acompanhado do Alan e do Bruno, finalmente as Prateleiras se deixaram conquistar por mim.
Alan e Bruno com o livro