Itatiaia
O Planalto de Itatiaia é, sem dúvida alguma, um dos mais lindos lugares que eu já vi. A melhor época para visitá-lo é no inverno, pois as chuvas são raras.
Para chegar ao Planalto, vá pela via Dutra até Engenheiro Passos e tome a estrada que segue até Itamonte. Rode por esta estrada sinuosa 26,5 km (reze para não pegar um caminhão na frente...) e você terá chegado ao Registro. Aí há uma placa indicando o Parque Nacional do Itatiaia à direita. Respire fundo, e se estiver cansado tome um café no bar do Seu Miguel, pois sua aventura começa aí: são 17 km da segunda pior estrada que eu já peguei (a pior mesmo é na Serra da Bocaina, mas isto já é outra estória...). Dependendo do seu carro, ou do estado em que você pretende deixá-lo, após mais ou menos 1 hora você chegará ao Hotel Alsene. Pare ali para fazer um xixi, espichar as pernas e tomar mais um café. Retorne ao carro, e após "apenas" mais uns 3 km você cruzará a entrada do Parque.
(Se você estiver sem guia, aconselho a não se aventurar para muito longe, pois há uma porção de trilhas que se cruzam e não é difícil alguém se perder por lá. Eu mesmo já topei com um sujeito perdido, todo esfarrapado, que "tropeçou" no nosso grupo na volta do Pico das Agulhas Negras às 17 horas de um dia de julho (lembre-se que a temperatura lá em cima à noite chega fácil aos 5º ou 10º negativos). Enquanto, às 18 horas, nós iniciávamos o retorno de carro, um grupo de resgate estava subindo para procurar a namorada do tal sujeito...)
Saia do carro, pegue a mochila de ataque, respire fundo, vá até o Abrigo Rebouças (um antigo abrigo abandonado) e comece a se deliciar com a paisagem dura, inóspita, selvagem, linda de viver, de se sentir em total sintonia com a natureza deste lugar tão especial !
As Prateleiras vistas da trilha das Agulhas Negras